Facebook deve testar drone Aquila

aquila_line-jpegO  apresentou nesta quinta-feira seu drone Aquila. Uma máquina voadora movida a energia solar com uma envergadura de um Boeing 737, mas centenas de vezes mais leve que o avião, e capaz de sobrevoar uma região por cerca de 90 dias sem precisar pousar.

O avião não tripulado foi desenvolvido pela equipe aeroespacial da companhia no Reino Unido, e, de acordo com o Facebook, ele está pronto para ser testado. Com um design que lembra um avião bombardeiro, composto por fibra de carbono, o drone será capaz de levar conexão a regiões remotas a partir de uma altitude entre cerca de 18 mil a 27 mil metros. 

O Facebbok afirma que a meta deles é acelerar o desenvolvimento de um novo conjunto de tecnologias que pode mudar a infraestrutura de acesso à internet. Eles estão explorando um grande número abordagens diferentes para esse desafio, o que inclui aviões, satélites e soluções terrestres. Ainda segundo eles, a intenção não é construir redes e, em seguida, operá-las eles mesmo, mas sim ao invés disso avançar rapidamente o estado dessas tecnologias ao ponto que elas se tornem soluções viáveis para operadores e outros parceiros. 

Além da finalização do drone, a companhia informou que conseguiu desenvolver em laboratório um laser de comunicação capaz de entregar 10s de GB por segundo, uma velocidade dez vezes mais rápida que a tecnologia mais avançada da indústria.

marketing_graziele