Presidente da Ford alerta: “todas as montadoras do mundo estão em perigo”

Mark Fields, presidente e CEO da Ford, declarou os caos da indústria automobilística: “todas as montadoras estão em perigo”, afirmou para a Reuters. Para ele, essas empresas estão prestes a se tornar dependentes de outros negócios que estão cada vez mais integrados com a indústria automobilística.
“Tem algumas empresas que nunca pensamos que seriam competidores para a gente cinco anos atrás”, avisou Fields. Embora ele não nomeie que tipo de empresa pode ameaçar o reinado da Ford, Volkswagen, Toyota, GM, Fiat e outras  grandes montadoras, sabe – se que o Google aparece nos pesadelos destas empresas, depois de anunciar seu veículo autônomo.
“Eles olham a nossa indústria, questionam a tradição e derrubam paredes. Eu tenho que garantir que a Ford não acabe como a indústria de telefonia”, afirmou, lembrando que a maioria das  grandes produtoras de celulares do passado se apequenaram, ao se tornar dependentes de um modelo de negócio. A filandesa Nokia seria um exemplo.
Conformes os carros evoluem tecnologicamente e se tornam mais conectados as smartphones e aparelhos similares, algumas oportunidades para novos negócios aparecem, como dividir carros. Como esse tipo de modelo coloca menos ênfase na marca do carro, ela abre a indústria para competidores que alugam frotas de carros em cidades  grandes e cobram por tempo gasto no carro.
Para Fields, a Ford precisa se manter inovadora para permanecer competitiva. “Existe sempre aquela atração de nos manter na zona de conforto e falar que é essa a tradição. Nossa oportunidade é tirar essa venda” salientou o executivo.
fonte: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/carros/noticia/3846410/presidente-ford-alerta-todas-montadoras-mundo-estao-perigo