Sequestro de arquivos digitais, você sabe o que significa?

A001FC9BD4454DA49C30E010E7598FE8Imagine um dia comum em que você liga o computador, começa a trabalhar ou navegar na internet e, de repente, aparece uma mensagem na tela dizendo que todos os seus arquivos foram “sequestrados”.

  • Quanto seus arquivos são importantes para você? Pense bem…

O banco de dados de sua empresa, as fotos do aniversário de 1 ano de seu filho, o trabalho de conclusão da faculdade, o livro que você está escrevendo a anos, as digitalizações de documentos importantes que você precisa em um processo, etc…

Imagine que alguém coloque uma senha para impedir você de abrir estes arquivos, e depois peça dinheiro para te dar a senha.

É que no ato do sequestro de informações, quando acontece a contaminação do computador, a tela trava com uma mensagem de pedido de “resgate”.

Em alguns casos, ele pode exibir mensagens dizendo que você fez algo ilegal no Computador, e que está sendo multado por alguma agência governamental. Todas estas alegações são falsas, trata-se de uma tática de intimidação para fazer com que você pague o resgate.

Caso este resgate não seja transferido dentro do prazo estabelecido, a cobrança dobra, seguindo dessa maneira consecutivamente. Esta transferência não é feita por bancos em contas normais, e sim utilizando a moeda virtual Bitcoin, o que pode ser feito anonimamente. Antes da existência dos Bitcoins, estes “resgates” eram pagos por casas de câmbio clandestinas que não guardavam informações sobre as transferências.

O pior que mesmo você dando o dinheiro para esta pessoa, a senha pode não dar certo e você não consiga abrir o arquivo e não tenha como reclamar para ninguém. Pois ninguém sabe quem é esse bandido e muito menos onde ele está.

  • Mas como o computador pode ser infectado?

Na maioria das vezes a infecção se dá quando o usuário visita sites maliciosos ou sites que foram invadidos. Outros meios de infecção são a execução de arquivos maliciosos recebidos por e-mail e infecção/execução de arquivos em pastas compartilhadas.

  • Neste ponto você deve estar se perguntando “Como proteger os meus arquivos contra um sequestro?

E por incrível que pareça a resposta é simples: tenha um backup.

Conhecidos também com cópia de segurança dos seus arquivos, esta cópia de segurança deve estar em uma mídia não acessível que não esteja diretamente ligada ao seu computador – como um HD externo. As cópias em mídias não regraváveis também ajudam a proteger de qualquer alteração, mas não são muito práticas. O backup também serve contra diversos outros problemas, inclusive falhas no hardware de armazenamento.

Se você não tiver feito nenhum Backup, a “praga” que infectou seu computador cria cópias dos arquivos e depois apagar os originais, isso quer dizer que algumas das informações podem ser recuperadas com as mesmas ferramentas que recuperam arquivos “apagados” do computador. 

marketing_graziele