A relação entre o cliente e o vendedor é algo complicado por definição. Muitos vendedores têm sérios problemas para se aproximarem de seus potenciais clientes. Quando se trata de vendas internas, o processo pode ser mais fácil. Afinal, você pega o telefone, adota uma postura cordial, pega a sua lista de prospecção e começa a fazer as suas chamadas.
Mas, quando falamos de vendas externas, as coisas podem ser um pouco mais complicadas. E a melhor maneira de ter sucesso em vendas externas é ter uma abordagem profissional de sucesso. Não há uma melhor maneira de vender. Sua personalidade, conhecimento e experiência vai determinar o você pretende vender. Mesmo que você tenha uma metodologia que funciona bem, é uma boa ideia tentar uma abordagem diferente. Tentar novos métodos mantém você fora de uma rotina, e pode surpreender o cliente, muitos vendedores fazem o melhor, usando uma combinação de abordagens.
Você está pronto para ter sucesso nas vendas? Conheça algumas dicas que podem lhe ajudar
- O amigo instantâneo
As pessoas estão mais dispostas a comprar de alguém que eles gostam, conhecem ou que são íntimas. Os vendedores que usam essa abordagem são calorosos e amigáveis. Essa abordagem pode ser muito eficaz, mas apenas nas mãos certas. Não tente fazer amizade com um potencial cliente a menos que você realmente queira isso.Caso contrário, as pessoas podem pensar que você está fingindo, e não vão ser sinceras com você.
- O guru
Os vendedores que preferem uma abordagem mais lógica e menos emocional, muitas vezes definem a meta de se tornarem especialistas em tudo e qualquer coisa relacionada com o seu mercado. Eles se posicionam como solucionadores de problemas, capazes de responder a qualquer pergunta e resolver qualquer problema. A abordagem do guru requer muito trabalho, aprendizado com informações relevantes e informações sobre tudo que acontece em seu mercado alvo. Mas se você está disposto a investir tempo no que for preciso, para que seja bom tanto em vender para seus clientes, quanto para gerar novas referências de negócios.
Uma vez que os clientes percebem que você é um grande recurso para eles, eles estarão propensos a indicar amigos e colegas de trabalho diretamente para você.
- O consultor
Esta abordagem combina a abordagem do guru com as do amigo. O vendedor que age como um consultor em sua abordagem apresenta-se como um perito que tem os melhores interesses do cliente em mente. Como uma abordagem que combina as melhores qualidades das 2 primeiras metodologias, acaba sendo extremamente eficaz que rende ótimos frutos.
Nessa abordagem o vendedor precisa ser tanto experiente e capaz de fazer uma conexão emocional com seus potenciais clientes.
- O networker
O networker pode ser uma grande ajuda para qualquer tipo de vendedor. Um networker forte vai criar o fluxo contínuo de leads quentes que pode fornecer a maioria ou mesmo a totalidade das necessidades de vendas de um vendedor. É uma técnica altamente eficaz para os vendedores que gostam de se fazer presentes em vários eventos, festas, e conhecer novas pessoas.
- O vendedor firme
É conhecido como aquele que assusta os clientes para que eles comprem. O vendedor firme é aquele que busca um cliente para comprar um produto, mesmo que ele não queira ou precise. Os métodos variam da intimidação: compre isso agora, ou amanhã você vai se arrepender, a manipulação: se você não comprar, eu vou perder o meu emprego, até mesmo a trapaça: este produto é muito mais seguro do que o da concorrência.
Nenhum vendedor ético deveria usar esse modelo de abordagem. Infelizmente ainda existem alguns vendedores que utilizam esse tipo de abordagem, mesmo que o resultado seja acabar com a sua reputação e queimar toda a empresa empurrando um produto que ninguém precisa.
Lembre-se de escolher uma abordagem que permita que você e seu possível cliente possam criar uma conexão útil e muito prazerosa. Assim, você estará pronto para trilhar o seu caminho até o sucesso, ser visto como um parceiro importante pelos seus clientes.