Menu Iniciar
Assim como o Windows 7 chegou para consertar o estrago causado pelo Windows Vista, o novo Windows 10 vem para corrigir alguns erros cometidos no Windows 8. O principal deles foi dar fim ao tradicional Menu Iniciar. Pois bem, no Windows 10 ele está de volta, com os botões de desligar e reiniciar, exatamente no mesmo lugar, como o usuário antigo do velho Windows 7 já está acostumado.
- Dados e configurações
Ao migrar para o Windows 10, suas preferências, configurações, programas e arquivos serão mantidos. Para se prevenir caso o backup automático não funcionar, salve o que é importante antes do update.
- Cortana
O Windows 10 conta com a Cortana, assistente pessoal da Microsoft. Com ela, o usuário pode usar sua voz normal para executar ações como “desativar Wi-Fi”. Por enquanto, ela ainda não entende português, mas uma versão para brasileiros vai chegar até o final desse ano. Para quem não gosta de “falar com o computador”, é possível utilizar uma barra de texto para digitar os comandos.
- Gadgets
O Windows 7 permite incluir widgets, chamados de “Gadgets” pela Microsoft, na área de trabalho. Se você os usa, pode se despedir deles ao fazer a atualização, pois o Windows 10 não tem o recurso.
- Versões do Windows 10
Há duas versões do novo sistema operacional para o consumidor final: Windows 10 Home e Windows 10 Pro. As duas são idênticas, exceto por recursos extras na versão Pro, tais como serviços de acesso remoto e Windows Update for Business.
Os usuários Windows 7 devem ter pelo menos o Service Pack 1 (SP1) instalado para fazer o update. Caso você não tenha, atualize o sistema uma primeira vez. Os computadores com Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic e Windows 7 Home Premium receberão update para o Windows 10 Home. Já os que tiverem Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate ganharão o Windows 10 Pro.
- Games
Se você é gamer, a atualização para o Windows 10 pode ser bastante atrativa. O sistema é integrado ao Xbox, com streaming para o PC nativo. Além disso, a API gráfica DirectX 12 é exclusiva do Windows 10, o que significa que você vai precisar atualizar o software caso queira imagens superdetalhadas.
- Windows Media Center
Presente no Windows 7 e lançado em 2001, o Windows Media Center ficou de fora no novo sistema operacional. Caso você não queira abandoná-lo de jeito nenhum, o update pode não ser uma opção.
Você fez a atualização para o Windows 10 e se arrependeu? Não se preocupe, é possível reverter a situação. Basta ir na página de configurações, entrar em “Update e segurança” e selecionar “Recuperação”.
É preciso fazer isso no prazo de até um mês após a atualização do seu PC para o Windows 10.