A Volvo Cars anunciou que planeja vender 1 milhão de veículos elétricos em todo o mundo até 2025 a partir da oferta de pelo menos duas versões híbridas de cada modelo de sua gama de produtos, além do lançamento de seu primeiro veículo 100% elétrico em 2019. O desenvolvimento de novos veículos híbridos e elétricos faz parte da profunda revisão do programa de sustentabilidade da empresa que coloca esse conceito no centro de seu plano de negócios.
Ao se preparar para a era dos veículos elétricos, a Volvo desenvolveu nos últimos cinco anos duas plataformas, a SPA (Scalable Product Architecture) para modelos maiores e a CMA (Compact Modular Architecture) para compactos que segundo a empresa já estão prontos para incorporar tecnologias de propulsão hibrida ou totalmente elétrica.
As famílias 60 e 90 são produzidas sobre a plataforma SPA e em breve a Volvo lançará uma linha mundial de veículos pequenos da série 40 baseados na arquitetura CMA. Todos os modelos desse novo portfólio terão versões elétricas. No comunicado, a empresa denomina este seu novo compromisso como omtanke que tem origem em uma palavra sueca e que significa consideração e cuidado.
Fonte: Automotive Business