A Audi começa a vender no Brasil o renovado A1, o menor modelo da gama, que agora chega importado da Europa em duas versões e com preços reajustados: o Attraction com motor turbinado 1.4 de 125 cavalos (três acima da versão anterior) sai por R$ 106.990 (7,8% mais caro) e o inédito por aqui Ambition 1.8 turbo de 192 cavalos por R$ 124.990. O design mudou pouco, com algumas alterações na grade dianteira, faróis, para-choques, lanternas de LED e rodas. O comprimento do veículo aumentou imperceptíveis 2 centímetros, para 3,97 metros. Bluetooth para conexão com o telefone celular e sensor de estacionamento agora são de série em ambas as versões.
O A1 ganhou uma nova direção eletromecânica, com nível de assistência reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta. Outra novidade é a incorporação na versão Ambition do sistema Audi Drive Select, que calibra as características de operação do motor e câmbio entre três modos: auto, eficiência e dinâmico. Equipado com o motor 1.8, segundo a Audi o A1 acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, ante 7 segundos do modelo 2015. O propulsor maior faz o carro atingir a velocidade máxima de 234 km/h, contra 227 km/h antes. Já o 1.4 faz de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, contra 9 segundos, e chega a 204 km/h, ante 203 km/h. Ambas as motorizações funcional acopladas à transmissão automática de dupla embreagem S tronic, de sete velocidades, que pode ser operado manualmente pela alavanca no console central ou pelas palhetas no volante.
O 1.8 TFSI que equipa o A1 Ambition mescla o sistema de injeção direta de gasolina com a indireta. Sob carga parcial, a injeção direta recebe injeção adicional de combustível indireta no coletor de admissão, para melhorar a eficiência em regime de baixa rotação.
As duas versões do A1 2016 vêm com um novo controle eletrônico de estabilidade, o ESC, que pela primeira vez pode ser desativado em dois níveis diferentes: em modo esportivo ou inteiramente desligado. No esportivo, é possível dirigir de forma mais ágil por meio de intervenções precisas do sistema, juntamente com a vetorização de torque operando de forma mais direta. Uma sub-função do ESC é o sistema de frenagem contra multicolisões, que após um acidente evita a movimentação descontrolada do carro e uma possível colisão secundária. As duas versões são equipadas com airbags frontais, laterais na dianteira, além tipo cortina para proteção da cabeça ao longo das janelas.
Exteriormente, a versão topo de linha Ambition 1.8 se destaca pelas rodas de 17 polegadas (o Attraction usa de 16) e pelo contraste entre a pintura dos painéis, o arco preto brilhante e o pacote S-Line. O teto também possui pintura contrastante e, opcionalmente, o carro pode ter o teto solar com acionamento elétrico. Para maior eficiência do sistema de climatização e menor consumo energético, os vidros laterais e traseiros têm isolamento térmico e o para-brisa tem uma faixa cinza para bloquear os raios de Sol.
A versão Ambition vem equipada de série com o Audi Music Interface e o Audi Sound System, além de rádio MMI e sistema Bluetooth de conexão para telefones celulares. O A1 Attraction também conta com conexão Bluetooth e rádio MMI. Ambas as versões podem receber também o pacote opcional WDI, que inclui controle de cruzeiro (piloto automático), sistema de chave Keyless-go e o som Bose surround.